Como me tornei Microsoft MVP

Beatriz Oliveira
SysAdminas

--

Em maio de 2022, recebi o prêmio Most Valuable Professional (MVP), um reconhecimento da Microsoft para pessoas da área de tecnologia que compartilham seu conhecimento com a comunidade. Fui reconhecida na categoria Cloud & Datacenter Management e sou a única mulher nessa categoria no Brasil atualmente.

Ser premiada dessa forma me impulsiona ainda mais a contribuir com a comunidade de tecnologia, criando conteúdo em língua portuguesa e incentivando mais mulheres a ingressarem na área, ocupando também esses espaços.

Há seis anos, quando comecei minha jornada em comunidades de tecnologia, admirava os MVPs que encontrava nos eventos, e conquistar o prêmio parecia algo muito longe da minha realidade, tanto que eu nem cheguei a cogitar que um dia seria possível. No entanto, graças à Leticia Pedroso, que já é MVP na categoria de AI há alguns anos, pude entender melhor sobre o programa e fui apoiada por ela em todo o processo de indicação e candidatura (obrigada, Leticia!).

Vale destacar que, para ser considerado para o prêmio MVP, é necessário receber uma indicação de um funcionário da Microsoft ou de um MVP. Atualmente, existem mais de 140 MVPs no Brasil e mais de 3000 em todo o mundo, e você pode conferir a lista completa aqui.

Após receber a indicação, é preciso preencher um formulário com todas as suas contribuições do último ano e aguardar a avaliação da Microsoft. No meu caso, apliquei em novembro de 2021 e recebi o feedback em maio de 2022, o que demonstra que o processo pode levar alguns meses.

Como você pode contribuir para a comunidade

Além da indicação para o prêmio, é necessário ser ativo na comunidade, ou seja, ter um histórico de contribuições que podem ser realizadas por meio de diversas formas, como:

  • Organização de eventos;
  • Palestras em eventos;
  • Criação de conteúdos por meio de blogs, publicações de livros, posts em mídias sociais, vídeos ou live coding;
  • Responder a dúvidas técnicas em fóruns;
  • Contribuir com projetos open source.

Benefícios de receber o prêmio Microsoft MVP

Por se tratar de um programa global e existir há mais de 20 anos, o principal benefício do prêmio MVP da Microsoft é o seu impacto na carreira. Receber esse reconhecimento certamente fortalece o seu currículo profissional. Além disso, a Microsoft oferece canais de comunicação direta com as equipes de produtos, convites para o Global MVP Summit, um evento anual exclusivo realizado nos Estados Unidos, assinaturas do Visual Studio, Office 365, LinkedIn Premium e diversos outros brindes que são enviados para sua casa, como um troféu e um certificado, como o da foto a seguir.

Dicas que podem te ajudar a ter sucesso em sua aplicação

Assim como mencionei antes, não busquei o prêmio MVP como um objetivo de carreira. Ele veio naturalmente, após anos de contribuições genuínas para a comunidade de tecnologia. Sempre foquei em dar suporte a outras pessoas e em criar um ambiente seguro principalmente para mulheres na área de TI, por isso, deixo essa como uma primeira recomendação, contribua de forma genuína para a comunidade.

Além disso, os conteúdos que você desenvolver devem envolver produtos e serviços da Microsoft, mas não só, pois no mundo da tecnologia, os ambientes são extremamente diversos e possuem várias soluções. Por isso, você pode também aliar os produtos e serviços da Microsoft com plataformas e soluções diversas que ajudem a comunidade a resolver problemas do mundo real.

Aliás, os seus conteúdos técnicos não só podem como devem ser diversos, pois o programa MVP em si é bem vasto e você pode até ser reconhecido em mais de uma categoria. Confira a lista completa com todas as categorias neste link.

Também, é necessário ser consistente em suas contribuições. Sei que o trabalho em comunidade é voluntário e feito em nosso tempo livre, por isso é necessário ter cautela e fazer contribuições de forma saudável, para que evitar uma sobrecarga. No entanto, é importante ter um histórico relevante de contribuições. Escrever apenas um artigo ou publicar um vídeo uma única vez talvez não seja suficiente para obter aprovação.

Por fim, mas não menos importante, seja autêntico e aplique suas contribuições sem medo, independentemente de sua área de especialidade em tecnologias Microsoft ou método de contribuição. Toda oportunidade de ajudar a comunidade pode contar em sua avaliação. E se precisar de apoio ou quiser esclarecer dúvidas sobre o programa, pode contar comigo. Será um prazer ajudar você a ter sucesso neste processo!

--

--

Beatriz Oliveira
SysAdminas

Learning and sharing knowledge about technology and diversity. | thebeaoliveira.com